sexta-feira, 6 de agosto de 2010

UNIDADE 8 - EPROINFO - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHA ELETRÔNICA















UNIDADE 8 - Não é minha praia fazer planilha, mas vamos tentar, pois adquirindo a habilidade para aproveitar as principais funções das planilhas eletrônicas; e
identificando o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização, descrição e análise de dados; e também identificando o tipo ou categoria de problemas que pode ter sua solução potencializada com o uso das planilhas de Cálculo; e aproveitar algumas das principais vantagens das planilhas no aprendizado da matemática.

Concluindo, nesta Unidade conheci os recursos básicos para criar e utilizar planilhas eletrônicas. Vou tentar exercitar bastante, pois assim vou me familiarizando com a ferramenta e, aos pouco, descobrindo que é muito fácil e útil usá-la. Utilizá-la na sua prática profissional e na sua vida cotidiana. Éla pode ser uma ajuda poderosa, pois usar planilhas para organizar e registrar o desenvolvimento de todas as etapas do trabalho, incluindo previsão de locais, gastos, responsáveis, resultados, alterações a fazer e assim por diante.
O Calc pode ajudar-me a organizar um controle de desenvolvimento do currículo em termos de elementos do projeto político-pedagógico da escola, por exemplo, para cada área do conhecimento, por série, por turno, por turma, e assim por diante.
Pode ajudar-me, ainda, a organizar a programação de atividades periódicas com alunos, com pais, na minha função como especialistas, do início ao final do ano. Posso fazer uma projeção de recursos necessários para essas atividades, em termos de infra-estrutura, mobiliário, equipamentos, pessoal, custos, entradas e saídas de recursos, entre outros.
REFLEXÃO
Quantas vezes nos reunimos presencialmente para trocar idéias a respeito de um tema que nos inquieta! Você já está acostumado a participar desse tipo de discussão, seja na vida cotidiana, seja na vida escolar. Pode-se fazer o mesmo através da rede de computadores? Será que muda alguma coisa nesse processo quando se debate e conversa com outras pessoas pelo computador?
REFLEXÃO
No contexto atual da educação a distância, o educador não deve pensar apenas na área cognitiva. Em um ambiente de aprendizagem construtivista é preciso ativar mais do que o intelecto. Ao educador cabe a função de ativação da aprendizagem, ele deve trabalhar consigo mesmo a percepção de seu próprio valor e promover a auto-estima e a alegria de conviver e cooperar, bem como desenvolver um clima de respeito e de auto-respeito. ( Fagundes,1999). Fonte: Proposta Pedagógica da Fundação Pensamento Digital.

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