quinta-feira, 30 de junho de 2011

Memory: “Um novo dia”

Memory: “Um novo dia”
30 de junho de 2011

Entre as músicas preferidas deste blogueiro na rica seleção da Música Popular Brasileira desponta “Chão de Estrelas”, de Silvio Caldas. Há muitas de Chico Buarque e outra seleção de Roberto Carlos.

Na música internacional continuo curtindo “Memory”, que tem uma melodia excepcional e uma letra maravilhosa. A história dela é marcada pelo romantismo.

O excepcional compositor inglês Andrew Lloyd Weber (O Fantasma da Ópera, Evita,etc) musicou uma série de poemas de T.S.Eliot, sobre gatos, para escrever “Cats”, um dos mais belos musicais da Broadway. O primeiro espetáculo data de 1981. Ficou em cartaz no mundo inteiro mais de 20 anos. A versão brasileira esteve em cartaz no Teatro Abril, em São Paulo, em 2010.

“Memory” não constava da versão original. Lloyd Weber compôs para sua amada Sarah Brightman, com quem estava casado na época, estrelar no musical.

A letra fala por si. Reanima os desesperançados, convida para uma nova vida, lança luzes sobre a escuridão, enfim traz oxigênio poderoso para qualquer situação adversa. Aqui, na voz da encantadora Elaine Page.

“Meia noite, nem um som da rua
A lua perdeu sua memória?
Ela está rindo sozinha
Na luz das lâmpadas
As folhas secas se recolhem aos meus pés
E o vento começa a se afligir

Lembrança, totalmente sozinha à luz da lua
Eu podia sorrir como antigamente
A vida era tão bonita
eu me lembro
Do tempo em que eu sabia o que era felicidade
Deixe a lembrança viver novamente

Todas as lampadas da rua
Parecem piscar
Um um aviso fatal
Alguém murmura
E as lampadas da rua se apagam
E logo será de manhã

Luz do dia, eu devo esperar pelo nascer do sol
Eu devo pensar em uma nova vida
E eu não devo desistir
Quando o amanhecer se aproximar
Essa noite será uma lembrança também
E um novo dia começará

Queimar os fins dos dias esfumaçados
O velho cheiro frio da manhã
As lampadas da rua morreram
Outra noite se acabou
Outro dia está nascendo

Toque – me, É tão fácil de me abandonar
Sozinha com uma lembrança
Dos meus dias no sol
Se você me tocar
Você entenderá o que é felicidade
Olhe, um novo dia começou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário